segunda-feira, 20 de julho de 2009

Contar dinheiro faz bem! Mesmo que não seja o seu!

De acordo com um estudo recentemente publicado na Psychological Science, contar dinheiro, mesmo que não seja seu, pode ser uma actividade útil e que pode colocar o moral em cima.
O estudo foi conduzido por Xinyue Zhou da Universidade de Sun Yat-Sen, Kathleen D. Vohs da Universidade do Minnesota e Roy F. Baumeister da Universidade do Estado da Florida, que investigaram o impacto psicológico, físico e social do dinheiro.

Para fazer o estudo, os investigadores fizeram dois testes. Num deles pediram a um grupo de participantes para contar oitenta notas de 100 dólares e a outro grupo para contar oitenta inúteis pedaços de papel. Foram então colocados a jogar um jogo de computador chamado Cyperball. Os participantes foram levados a crer que estavam a jogar com três outros jogadores quando os outros jogadores, de facto, foram gerados por computador. À medida que iam sendo excluídos do jogo os jogadores que haviam contado dinheiro vivo mostravam menos stress que os outros. No segundo teste, os dois grupos colocaram a mão dentro de um recipiente de água quente durante 30 segundos após terem contado dinheiro e o simples papel. Surpreendentemente, aqueles que contaram dinheiro vivo sentiram menos dor e menos incómodo pela água quente do que os que contaram apenas pedaços de papel!

Os psicólogos concluíram então que : “A simples ideia de dinheiro tem um considerável poder psicológico, o suficiente para alterar as reacções a exclusão social e até mesmo a dor física.”
Fonte: sciencedaily.com

Um comentário: