sábado, 3 de dezembro de 2011

Atletas

     Na minha área profissional um dos problemas com que mais se debatem certos treinadores é com o problema de excesso de atletas. Quando têm excesso deles conseguem inventar uma desculpa para ter que fazer captações (forma organizada de se verem livres de alguns) para seleccionar os melhores. Será que é o que eles estão a fazer? Com tantos profissionais de educação física porque é que também não se fazem captações para treinadores? Há alguns que são uma verdadeira nódoa. 
     Sendo um desporto uma forma de educar e ensinar porque é que neste pais só se procura resultados e depois nem resultados se vê? Esta preocupação crescente com os resultados vai levar a criar alunos indisciplinados, que, quando acaba a carreira desportiva não vão conseguir ser treinadores disciplinados. Muito provavelmente, uma aluno que nunca foi captado, seria um jogador médio e depois da carreira desportiva terminar seria muito bom treinador.
     Outra das coisas que me fascina é o facto de as pessoas se virarem para os atletas e dizerem "não te podemos ter aqui temos o plantel cheio, mas aparece cá para o ano!", porque é que não deixamos de ser egoístas e se vemos que o miúdo não tem jeito o encaminhamos para outra modalidade que provavelmente ele terá mais jeito? Queremos dizer "tive 100 atletas na captação mas só fiquei com 20" ou é preferível dizer "tive 100 atletas na captação fiquei com 20 mas consegui que pelo menos mais 50 se mantivessem ligados á prática desportiva organizada num clube noutra modalidade!" qual será o treinador que merece mais louvor? aquele que tem medo de ficar sem atletas nas "captações" do ano seguinte? Os miúdos o que querem é divertirem-se e estar com os amigos e os pais querem que eles estejam divertidos e que não lhes chateia a cabeça e o ideal seria que tivessem a aprender alguma coisa, e agora eu pergunto, o que é que o desporto faz?
     Com essa extrema selecção, vai originar que os miúdos se fechem em casa sejam uns atrasados motores e acima de tudo, que Portugal seja bom no futebol (e mesmo ai!) e depois tenha um atleta ou outro com capacidade para competir internacionalmente.
     Eu na minha modalidade, tenho um problema extremamente grave em conseguir arranjar atletas, em parte, porque eles são fechados em casa  porque toda a gente acha que eles não são capazes de fazer o que quer que seja e depois porque ninguém é capaz de lhes dar a entender os benefícios do desporto.
      Só queria que muitos dos treinadores experimentassem ter que andar atrás de atletas, bastaria durante uma época, aposto que a mentalidade deles mudava radicalmente. falta coragem para quebrar mentalidades e demonstrar que somos capazes e que o deporto, além de ter a sua capacidade para formar pessoas aptas fisicamente forma pessoas aptas moralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário