Ressonar muito alto está, segundo um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, relacionado com uma menor expectativa de vida.
Em qualquer idade, indivíduos que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm mais 50% de hipóteses de morrer antes de alguém da mesma idade que não sofra das mesmas condições.
Entre homens com 40 a 70 anos, o risco é ainda mais elevado, pois esses sintomas podem indicar o dobro de hipóteses de uma morte prematura para a mesma faixa de idade, afirmaram os investigadores.
O estudo, publicado na revista científica online “Public Library of Science (PLoS)”, de acesso gratuito, acompanhou mais de 6400 homens e mulheres durante oito anos.
Segundo os especialistas, um em cada quatro homens e uma em cada dez mulheres têm problemas para respirar quando dormem, sendo que, na maioria das vezes, os casos não são diagnosticados.
Para além de ressonar alto, os indivíduos afectados por estes problemas podem também engasgar-se durante o sono e apresentar sonolência no dia seguinte.
O bloqueio das vias respiratórias normalmente ocorre por conta do relaxamento da musculatura do palato superior, mas, em alguns casos, pode estar relacionado com razões anatómicas.
“Essas interrupções reduzem o nível de oxigénio no sangue e, como resultado, os indivíduos afectados acordam do seu sono profundo à medida que se debatem para respirar”, afirmaram os investigadores, citados pela BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário